Como Trabalhar com Sustentabilidade em Sua Marcenaria

Não é apenas o mercado da marcenaria que está precisando se adaptar ao trabalho sustentável ,e , diante das situações que estão cada vez mais urgentes, como o desmatamento, e a poluição do meio ambiente como um todo, as empresas estão precisam ter em mente uma consciência ambiental bem mais ampla, até mesmo para conseguir atrair mais clientes, cada vez mais conscientes e informados sobre o assunto.

O trabalhador que faz uso da sustentabilidade nas construções é bem visto, além de servir de inspiração para os seus contratantes.

A marcenaria é um dos setores que mais deve se preocupar com o impacto da produção humana na natureza, como o uso da madeira e a exploração que acontece tanto de forma indevida, como exagerada.

Algumas espécies são mais comuns que outras. As madeiras sustentáveis podem ser usadas para tudo, desde os pisos de madeira como obras de construção, móveis e tacos de beisebol. Sim, as partidas da Major League Baseball já tem um traço de sustentabilidade por baixo.

Saiba como implementar a sustentabilidade no seu negócio de uma forma muito prática.

Reutilize os materiais sempre que possível

Alguns materiais infelizmente são jogados fora por diversos marceneiros, na indústria da construção civil, além de materiais e restos que não tem utilidade. Porém, um dos pilares da sustentabilidade é reaproveitar tudo que ainda tem durabilidade e que pode ser produtivo.

Quando você opta por utilizar todas o material que sobra em seu estoque, poderá fazer materiais novos e originais, seguindo a linha da marcenaria sustentável.

A matéria prima pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento, além disso, muitos clientes irão ficar interessados em saber como o material pode ser reutilizado, pensando até mesmo na sustentabilidade para a vida deles.

Isso agrega valor ao seu produto. Além disso, você estará crescendo em um ambiente realmente sustentável em todos os sentidos. Se a equipe toda se envolve nessa missão, fica muito mais fácil implementar a marcenaria sustentável.

Utilize madeira sustentável

A utilização da madeira sustentável é o principal pilar de todo marceneiro na busca de um trabalho consciente.

Em alguns cursos de marcenaria é ensinado o passo a passo para utilizar este tipo de madeira. Assim, o impacto na natureza será muito baixo, e sem que isso resulte em um valor muito mais alto para o cliente, além de agregar valor para o seu serviço, é claro.

Veja a seguir alguns dos modelos mais conhecidos de madeira sustentável:

  • Cinza branca: Muito conhecida nos Estados Unidos, a madeira é utilizada por equipamentos esportivos e móveis, muito flexível e com bastante durabilidade.
  • Carvalho: O carvalho mais sustentável encontra-se na América do Norte. É ideal para ser utilizada em pisos, armários e móveis. A sua durabilidade também é outro destaque que facilita o seu uso e a confiança de tantos marceneiros.
  • Cereja preta: Usada frequentemente para verniz, móveis, armários e portas. É oriunda da América Norte e frequentemente importada.
  • Bordo: A lista é repleta de materiais que venham da América do Norte, um celeiro da marcenaria do mundo. É bastante utilizada em escadas e móveis.
  • Bambu: O Bambu é uma bela alternativa para montar um piso ecológico. Nas condições mais ideais, o bambu também é uma das plantas que mais cresce em comprimento.

Seja econômico e sustentável em todos os processos

Um problema que pode acabar com todo o seu projeto. Nesse caso, não adianta você economizar com o processo sustentável e com uma menor poluição no meio ambiente se a sua marcenaria está gastando mais do que deveria com conta de eletricidade e água.

Lembrando que, a sustentabilidade acontece quando você tem hábitos diários e você deve pensar que não é apenas mais um marceneiro, mas sim um marceneiro consciente que está contribuindo para a sustentabilidade no mundo.

Invista em campanhas de conscientização e que envolva os colaboradores da marcenaria, caso você tenha mais pessoas trabalhando com você.

Quanto às questões relacionadas a e eletricidade, procure estar sempre ciente de seu consumo utilizando apenas o necessário. Pessoas que poupam nesse tipo de consumo estão sendo mais sustentáveis do que aquelas que não colocam nada em prática.

Somente em um ambiente que todos se respeitam é que você poderá aliar os seus lucros a um projeto sustentável. No momento em que toda a equipe estiver envolvida na missão, ficará muito mais fácil de implementar os projetos para uma marcenaria sustentável.

Esteja sempre atualizado às novas tecnologias

Os sistemas de gestão e desenvolvimento de projetos estão se atualizando diariamente graças a ajuda da tecnologia, não presente apenas na vida de um marceneiro ou construtor, mas no dia a dia de todas as pessoas. Isso também poderá impactar positivamente na economia de tempo e de dinheiro.

Conclusão

Como já comentamos, a economia também está aliada de forma positiva à marcenaria sustentável. Apenas algum tempo depois do seu investimento inicial, será possível recuperar e ter o retorno que você precisa.

Para manter-se competitivo, utilize as redes sociais para mostrar como você está atualizado com as tendências tecnológicas e sustentáveis na sua profissão.

Deixe aqui o seu comentário sobre como é ser marceneiro e pensar em uma questão tão importante como a sustentabilidade.

Deixar um Comentário