10 Ferramentas Essenciais para Marcenaria

Para aprender marcenaria ou trabalhar neste ofício é necessário, acima de tudo, uma fusão de seu conhecimento técnico com o funcionamento de suas ferramentas e máquinas. Quanto maior a sua habilidade, melhor será o resultado final de seus móveis.

Para ajudá-lo um pouco mais com essa tarefa, definimos aqui 10 ferramentas que são essenciais para todo marceneiro e que você não deve esquecer nenhuma delas antes de fazer qualquer serviço, além da descrição da função de cada uma.

1 – Graminho

Antes de começar qualquer trabalho, é preciso saber as marcações e conferir se tudo está corretamente demarcado. Na hora que você for traçar as linhas paralelas, as réguas devem atingir precisamente as marcações. Como você irá fazer isso com frequência, irá se acostumar e entender do que estamos falando.

O graminho é basicamente uma régua que você coloca em um espaço e pode completar as marcações junto de um lápis ou caneta. Ele ficará travado, facilitando a marcação das distâncias necessárias. Existem marceneiros que fazem o seu próprio graminho, porém esse é um item barato em materiais de construção e vale a pena investir.

2 – Trena

A trena é uma das ferramentas mais importantes da marcenaria. É usada para saber comprimentos e estabelecer medidas. É uma ferramenta muito útil para facilitar e diminuir o esforço com as medições.

Mas não iremos te recomendar qualquer trena. Adquira uma que tenha pelo menos 5 metros, mesmo que você trabalhe com peças com tamanho menor. Para sua garantia, compre mais uma de reserva, com a mesma medida ou algum centímetro a mais ou a menos. Para alguns objetos, até uma trena um pouco menor já será o suficiente.

3 – Formões

Formões ou jogo de formões são utilizados para fazer cortes e terminar os acabamentos que os clientes solicitaram. Aqui no Brasil, em alguns estados se referem ao formão como o “Cinzel”.

4 – Riscadores

Quando você estiver dentro da marcenaria, precisará trabalhar com diversos tipos de materiais, com as mais diversas funcionalidades. É normal que cada cliente e projeto demande um serviço e ferramentas diferentes, além de um tempo específico.

Os riscadores servem para ajudar aos marceneiros em tipos de madeira que são mais escuros, assim é possível encontrar a sua marcação com maior facilidade, deixando o seu trabalho mais rápido e preciso. Pode ser usado em qualquer tipo de projeto, especialmente para marcar pontos em furos.

5 – Serras

Serras são importantes em qualquer oficina e qualquer marceneiro terá mais de um tipo de serra em seu ambiente de trabalho. Quando o assunto for serra em sua marcenaria, não poupe e tenha mais de um tipo de serra para executar diferentes tipos de projetos.

Antes de começar cada trabalho, certifique-se de que você tem as serras corretas.

6 – Plaina

Não importa a peça que você irá utilizar, todo marceneiro precisa verificar que a superfície encontra-se plana. Caso você note algum problema no ponto, vai ver que a peça ficará com um acabamento ruim, dificultando ainda mais o seu trabalho.

Como o próprio nome da ferramenta já diz, o resultado final será dado em uma placa um pouco mais solida, firme e plana. Uma boa dica é que você faça cortes pequenos em peças menores para manter as madeiras a pelo menos 2 metros de largura, cada uma.

7 – Grampos

Alguns marceneiros sabem o quão difícil é colocar placas de madeira enquanto você corta, ajeita e prega em cima das madeiras.

Assim como em todas as áreas que a tecnologia avança, na marcenaria acontece o mesmo. Vale lembrar que a quantidade de grampos irá variar de acordo com cada projeto, mas como a regra já diz, quanto mais você tiver, melhor será. Qualquer corte ou montagem com os grampos deixarão o seu serviço mais rápido e preciso.

8 – Lixadeiras

Quando você for requisitado por um cliente, ele irá conferir como está o acabamento e se o serviço encontra-se finalizado ou se será necessário fazer algum ajuste final. Mesmo que tudo esteja encaixado, poderá ser necessário utilizar lixas para polir e deixar o entorno das peças mais limpas.

Isso serve para que tudo fique mais bem acabado e durável. Assim como qualquer peça, as lixas também irão ficar desgastadas. Mas esse é um dos itens mais baratos que você irá encontrar.

9 – Parafusadeira

A parafusadeira irá te ajudar a deixar tudo que você furou em seu devido lugar. Não se esqueça de firmar bem a ferramenta para deixar tudo firme.

10 – Furadeira

A ferramenta mais comum do serviço de um marceneiro, sempre útil quando for necessário montar qualquer móvel planejado. Quando não existem os furos adequados, não tem como fazer os encaixes e os parafusos irão ficar soltos, ou até mesmo o encaixe das peças poderá cair.

Deixar um Comentário